5 EXAMES QUE TODA MULHER DEVE FAZER ANUALMENTE

exames que toda mulher deve fazer
exames que toda mulher deve fazer

Quais os exames que toda mulher deve repetir anualmente?
Então, a melhor forma de lidar com a saúde é de forma preventiva, realizando alguns exames periodicamente para garantir que qualquer problema seja detectado cedo e possa ser tratado da melhor maneira possível. 

Com a saúde feminina, essa abordagem preventiva se faz ainda mais necessária. As mulheres têm uma desvantagem fisiológica, que é a de ter seus órgãos reprodutores majoritariamente internos. Por isso, é mais difícil detectar alterações e possíveis doenças como o câncer de colo de útero e a infecção por HPV.

Ainda, o declínio hormonal e a menopausa podem trazer algumas doenças consigo, como a osteoporose. Essa e outras doenças podem ser prevenidas com a ajuda de 5 exames fundamentais que toda mulher deve repetir anualmente, confira:

 

1. Papanicolau

O papanicolau é o famoso exame preventivo, feito nos consultórios ginecológicos. Ele existe para ajudar na prevenção do câncer de colo de útero, e também pode detectar qualquer alteração na região íntima da mulher, como lesões causadas pela infecção por HPV.

O papanicolau deve ser repetido anualmente por toda mulher após o início da vida sexual, pois um diagnóstico precoce é fundamental para evitar a progressão dessas lesões para um câncer. Vale lembrar também que, se detectado cedo, o câncer de colo de útero ainda tem chances expressivas de cura.

 

2. Mamografia

A mamografia deve ser feita anualmente por mulheres a partir dos 40 anos e como um exame complementar o ultrassom mamário se as mamas forem densas. Esses dois exames vão atuar na detecção de qualquer lesões suspeitas nas mamas, que possam indicar a existência de um câncer.

O exame parece dolorido, mas é rápido e gera apenas um pequeno desconforto. Mulheres com prótese de silicone também podem fazer a mamografia normalmente, sem riscos.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Ginecologista

3. Ultrassonografia pélvica

Os órgãos reprodutores femininos estão localizados no abdome inferior, e a melhor maneira de verificar a saúde eles é por meio de uma ultrassonografia pélvica intravaginal.

É uma avaliação  ampla dos órgãos reprodutores da mulher, pois um único exame pode mostrar anomalias nos ovários, útero e endométrio, facilitando o diagnóstico e tornando possível um tratamento eficiente.

A ultrassom intravaginal não é indicada para mulheres que ainda não iniciaram sua vida sexual. Nesses casos, o ultrassom pélvico por via abdominal é a alternativa utilizada para verificar a saúde dos órgãos reprodutores.

 

4. Exames de sangue

O hemograma é um exame de rotina para verificar se há anemia pois muitas mulheres podem apresentar sangramento aumentado pelo declínio hormonal.

Anualmente, também é importante a solicitação de alguns exames como: colesterol, triglicerídeos, glicemia, função do fígado, função dos rins e avaliação de algumas glândulas com a tireóide. São exames fundamentais para verificar se há alterações nesse órgãos, que podem estar interferindo no metabolismo e afetando a saúde e a qualidade de vida da mulher.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Ginecologista

5. Densitometria óssea

As mulheres são mais acometidas pela osteoporose do que os homens. Por isso, especialistas recomendam que a partir dos 35 anos as mulheres façam o exame de densitometria óssea, que avalia a saúde dos ossos. Após o primeiro exame, serão detectados fatores de risco ou não, o que indicará a necessidade de repetir o exame anualmente.

Assim, é possível verificar se há o enfraquecimento dos ossos precocemente, e iniciar um tratamento de adequação de cálcio e outros minerais por meio da alimentação inicialmente. Para garantir a saúde dos ossos, a vitamina D também é importantíssima, sendo indicados alguns períodos de exposição diária ao sol para aumentar a síntese desse nutriente no organismo e quando necessário a sua suplementação. Tudo com indicação médica, claro!

E você, já faz esses exames anualmente? Procure seu médico ginecologista e converse sobre o assunto, tire suas dúvidas e marque seus exames. Não deixe de cuidar da sua saúde, pois ela é o bem mais precioso que você tem!

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Ginecologista

Comenta AQUI