17 ALIMENTOS QUE ACELERAM O METABOLISMO: CONHEÇA A MÁGICA DOS ALIMENTOS TERMOGÊNICOS

Alimentos que aceleram o metabolismo
Alimentos que aceleram o metabolismo

Muitas pessoas têm muitas dúvidas quando a questão é alimentos que aceleram o metabolismo, principalmente em razão de estarem procurando meios para queimar gordura e, consequentemente, auxiliar a perda de peso.

É necessário prestar bastante atenção ao nosso estilo de vida: A nossa alimentação é saudável? Praticamos atividades físicas regularmente?

Caso você esteja em busca dos melhores alimentos que lhe ajudem na queima de gordura, saiba que os alimentos termogênicos podem ser ótimos aliados. Basta incluí-los no seu dia a dia!

O que é acelerar o metabolismo?

Em primeiro lugar, seria interessante você saber o que significa metabolismo. Então, metabolismo é um conjunto de reações químicas que acontecem no nosso corpo, sendo fundamental para manter o equilíbrio de todas as nossas funções vitais.

Quanto mais aceleramos o metabolismo, mais gastamos energia e por consequência, queimamos nossas reservas energéticas. Isso faz acelerar o processo de perda de peso.

Por outro lado, as pessoas que possuem um metabolismo lento, gastam pouca energia e têm uma tendência a ganhar peso.

A boa notícia é que existem alimentos que aceleram o metabolismo, os chamados alimentos termogênicos.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

O que é metabolismo alimentar?

O metabolismo tem uma relação direta com o que nós comemos, com o que nós eliminamos e com a temperatura do nosso corpo.

Todas as reações químicas são feitas diariamente e a digestão é um dos processos que gasta muita energia, muitas calorias.

Os alimentos que aceleram o metabolismo, eles vão produzir um pouco mais de caloria do que um alimento comum, como por exemplo, um pão.

A partir do momento que consomem mais energia, aumentam a temperatura do corpo. Com isso, você vai ter um gasto calórico muito maior se não consumisse esses alimentos. Logo, ajudam a queimar calorias.

Quando o metabolismo de uma pessoa é lento, provavelmente ela tem um ganho de peso com mais facilidade. Por que? Porque é o metabolismo alimentar que determina a forma como as calorias estão sendo utilizadas no nosso corpo.

Você sabia que em repouso, o seu corpo gasta as calorias para manter suas funções vitais, como a respiração e a temperatura corporal?

Isso é chamado de metabolismo basal, que é a quantidade de energia que o organismo precisa quando está em repouso.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

O que acelera o metabolismo mais rápido?

Essa pergunta é muito fácil de ser respondida: basta você escolher e incluir na sua dieta diária os alimentos que aceleram o metabolismo, ou seja, alimentos termogênicos.

E como funcionam? Ao aumentar o gasto calórico, será necessária mais energia para a absorção dos alimentos, levando a um aumento da temperatura corporal. Isso é chamado termogênese e os alimentos termogênicos possuem essa função.

Mas vale lembrar que é necessário associar a esses alimentos, uma alimentação saudável e a prática de atividades físicas para obter melhores resultados.

Por isso que é importante adotar algumas medidas a fim de acelerar o seu metabolismo.

Vale lembrar que, o metabolismo é influenciado por uma série de fatores: idade, peso, altura, sexo, genética, alimentação e prática de exercícios.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Quais os alimentos que queimam calorias?

Como já foi dito, os alimentos termogênicos, que são aqueles alimentos que aceleram o metabolismo são excelentes para a queima de gordura e para perder peso.

Todos os alimentos consumidos gastam energia para serem metabolizados pelo corpo, entretanto, alguns são mais potentes que outros, como é o caso dos termogênicos.

Então, existem alguns alimentos termogênicos que você pode tentar incluir na sua dieta diária. O ideal é que você consuma todos os dias para ter todos os benefícios, além de procurar manter uma alimentação equilibrada e exercícios físicos regulares.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Quais os 17 principais alimentos que aceleram o metabolismo e servem para emagrecer rápido?

Veja agora os principais alimentos que vão lhe ajudar a emagrecer rápido:

 

#1 Chá-verde – Chá-mate – Chá branco 

Os chás são alimentos mais fáceis de serem inseridos no seu dia a dia, além de ser uma forma de hidratação e ajudar no processo de retenção de líquidos.

Muitas mulheres sofrem com isso, principalmente no período pré-menstrual.

O chá verde é rico em catequinas que são antioxidantes e anti-inflamatórias.

Possui um alto teor de cafeína que também é um estimulante, sendo um alimento termogênico.

Além disso, aumenta a produção de adiponectina, um hormônio anti-inflamatório que melhora os níveis de açúcar no sangue.

Outra opção é o chá-mate, o qual também possui cafeína, tendo uma ação termogênica.

Já o chá-branco, além de aumentar o metabolismo e estimular a queima de gordura, ajuda a desintoxicar e melhorar o funcionamento do organismo.

O ideal é você fazer uma variação dos sabores. Vale lembrar que, existem algumas substâncias que podemos associar a essas bebidas para torná-los ainda mais termogênicos.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Café

O café é riquíssimo em cafeína, promovendo uma maior termogênese.

A única recomendação é tomar cuidado para o alto consumo dessa cafeína, porque muitas pessoas juntam o café com açúcar ou adoçante de má qualidade. O problema é que, ao longo do dia, ao invés de ter um benefício termogênico, acaba tendo um consumo excessivo de carboidratos, logo, não vai ter o efeito desejado.

Tente não adoçar com açúcar ou adoçante as bebidas que você ingere.

 

Canela

Na verdade, a canela é uma especiaria. Possui compostos fenólicos, ou seja, é um poderoso antioxidante e anti-inflamatório.

Então, pode ser tanto em pó como em pau.

O mais indicado, caso você for consumir a canela com um alimento, por exemplo, uma fruta, consumi-la em pó.

A canela em pau é muito saborosa para ser adicionada aos chás. Uma dica seria associá-la ao café para ter um efeito muito mais termogênico.

Uma sugestão para aquelas pessoas que estão tentando cortar o hábito de adoçar o café, é adicionar a canela.

 

Gengibre

O gengibre é uma raiz riquíssima em gingerol, também um potente antioxidante e anti-inflamatório. Podemos encontrar em pó ou na versão raiz. No caso do preparo de chás ou sucos, o ideal é usar a raiz. Como é mais fresca, potencializa seu efeito termogênico.

Deixe o pó de gengibre para usar no seu trabalho, por exemplo, misture água ao pó.

Agora, você pode fazer um chá verde com canela e gengibre. Assim, estará usando três alimentos que aceleram o metabolismo.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Pimenta vermelha

É rica em capsaicina, substância que causa a ardência na pimenta. Contribui também para o aumento do gasto calórico e à redução de gorduras. Além disso, reduz a sensação de fome entre as refeições, aumentando a circulação e o ritmo metabólico.

Pode ser colocada na salada ou no feijão. Para quem tem mais resistência a esse sabor mais forte, uma dica é colocar a pimenta vermelha no azeite. Assim, você faria um azeite aromatizado.

 

Óleo de coco

O óleo de coco é bem polêmico, muito em razão do desconhecimento das pessoas quanto aos seus benefícios. É uma das gorduras mais saudáveis e naturais que podemos consumir. Facilmente digerido e, ao promover a energia, estimula a queima de gordura. Rico em ácido láurico, ajuda na saúde cardiovascular e no fortalecimento do sistema imunológico.

Uma dica é você utilizar café, canela em pó e um pouco de óleo de coco no seu café da manhã ou lanche. Você vai ter muito mais energia no seu dia, fazendo muito bem para a saúde como um todo.

 

Aveia

A aveia é considerada um dos alimentos que aceleram o metabolismo porque ela faz com que nosso corpo use muito mais energia para poder digeri-la, com a finalidade de que seus grãos sejam transformados em glicose e aminoácidos.

Além disso, auxilia na regulação dos níveis de açúcar no sangue, estimulando o gasto de calorias.

Seu alto teor de fibras ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Peixes

Ricos em ácidos graxos e ômega 3, auxiliam na redução das taxas de um hormônio chamado leptina.

Estudos comprovaram que, quando a taxa desse hormônio diminui, o metabolismo se acelera e o gasto de calorias aumenta.

 

Chá de Hibisco

O chá de hibisco tornou-se uma bebida muito popular em todo o mundo, principalmente por acelerar o metabolismo e ajudar na estabilização do peso, de forma saudável.

Extraído da planta do hibisco, em particular da sua flor, ajuda na redução da pressão arterial, do colesterol, como também em problemas inflamatórios, do sistema digestivo e imunológico.

É rico em vitamina C, minerais como também em antioxidantes. Aumenta a temperatura corporal durante a digestão, acelerando o metabolismo e, consequentemente aumenta a queima calórica.

Geralmente, as pessoas preferem consumi-lo gelado, mas também pode ser ingerido quente.

 

Folhas verdes

As folhas verdes, como o espinafre e a couve, são ricas em vitaminas, diuréticos, minerais e antioxidantes, sendo muito eficazes se você quer perder peso sem prejudicar a saúde.

Graças às fibras, promovem um bom funcionamento do sistema digestivo.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Sementes de Linhaça

As sementes de linhaça podem ser adicionadas a sucos, saladas, vitaminas, enfim, à dieta do dia a dia. Além de estimular a queima de gordura, a linhaça possui o efeito de baixar as taxas de colesterol do sangue.

 

Alimentos com ômega 3

São poderosos antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres e ao acelerar o metabolismo basal, auxiliam na perda de peso. O ômega 3 é conhecido também por ser um anti-inflamatório, prevenindo muitas doenças cardiovasculares.

 

Água gelada

Talvez você ache um pouco estranho, mas saiba que ao consumirmos água gelada, o nosso corpo gasta energia para elevar a temperatura do nosso corpo. O ideal é que você faça a ingestão de 1,5 a 2l de água todos os dias.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Sementes de Chia

A Chia contém ômega 3, que por outro lado, possui ação anti-inflamatória. Suas sementes aumentam o metabolismo, facilitando a queima de gordura.

Além disso, a chia promove o bom funcionamento do sistema digestivo devido às fibras.

 

Amêndoas

As amêndoas são oleaginosas, ricas em cálcio e magnésio, responsáveis por auxiliar na produção da melatonina, hormônio que propicia a queima de gordura. Vale ressaltar que, a aceleração do metabolismo se dá pelo fato das amêndoas serem fonte de gorduras insaturadas.

 

Arroz integral

O arroz integral contém carboidratos que, ao serem lançados no organismo lentamente, evitam o aumento da insulina no sangue. Suas fibras promovem uma sensação de saciedade por mais tempo. Por outro lado, como é fonte de proteínas, estas fazem com que o organismo gaste mais energia para o processo digestivo.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Abacate

Ainda existe um mito em relação ao abacate, pois muitos pensam que engordam. Entretanto, a gordura contida no abacate é considerada uma gordura boa, evitando processos inflamatórios, os quais contribuem para o aumento do peso do corpo.

Existem muitos outros alimentos termogênicos que podem lhe auxiliar na queima de gordura, essas foram apenas algumas dicas. Aqui, o importante é você tomar consciência da real importância e de quantos benefícios poderão trazer para a sua saúde.

 

Cuidados importantes ao introduzir alimentos termogênicos em sua rotina

Você precisa ter uma coisa em mente: não adianta de nada introduzir alimentos termogênicos à dieta diária se não mudar o tipo de alimentação, se você não sair da sua zona de conforto.

Três fatores precisam ser levados em consideração:

  • Fazer uma reeducação alimentar

Você deve verificar o que está comendo e ao mesmo tempo, tentar ver o que não está lhe fazendo bem.

  • Incluir alimentos termogênicos na sua rotina
  • Fazer uma atividade física

Esses três pilares que você deve colocar para a sua vida. Não adianta fazer uma atividade física 1 vez por semana ou consumir alimentos que aceleram o metabolismo 2 vezes por mês.

É imprescindível que esse conjunto seja implementado como hábito diário. Talvez no início seja um pouco mais difícil, mas quando começar a perceber os benefícios para a sua saúde, vai ver que valeu a pena.

O ideal é que você procure um nutricionista para pode lhe orientar melhor. Mesmo que os alimentos termogênicos sejam naturais, alguns contêm substâncias que talvez não funcionem muito bem para você.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Nutricionista

Conclusão

Você viu como os alimentos que aceleram o metabolismo são importantes não somente para a queima de gordura, mas para a saúde em geral.

Quantos benefícios você terá ao implementar alimentos termogênicos no seu dia a dia.

Lembrando sempre que, os alimentos termogênicos sozinhos não fazem milagre. Por isso, é necessário associar seu uso à prática de exercícios físicos e a uma alimentação saudável.

Tente fazer isso um hábito em sua vida!

Comenta AQUI