MÉDICO OTORRINOLARINGOLOGISTA NO ITAIM BIBI EM SÃO PAULO – SP

Se você vive com dor de ouvido, nariz entupido ou com dor de garganta recorrente, impedindo até mesmo de comer, o melhor é consultar um médico otorrinolaringologista.

Na verdade, ele não trata somente disso, mas também de muitos outros problemas que acontecem nessas partes do corpo.

A questão é que a maioria das pessoas, até mesmo por falta de informação, acabam negligenciando alguns sintomas, piorando muito seu quadro de saúde.

Foi pensando justamente em lhe ajudar a tirar algumas dúvidas e aprender mais sobre essa especialidade médica, o que o otorrino faz, qual é a hora de consultar, quais as principais doenças que ele trata, que preparamos esse material especialmente para você.

 

Médico otorrinolaringologista o que é?

Médico otorrinolaringologista é o profissional que é especialista em nariz, seios da face, ouvidos e garganta, que é toda a área que está localizada entre o orifício superior do tórax e a base do crânio.

Vou separar em partes o nome para sua melhor compreensão:

Oto se refere a ouvidos / Rino se refere a nariz / Laringo se refere à garganta. Entendeu agora?

Mas como o nome é muito grande, a maioria das pessoas o chama apenas de otorrino.

A área da medicina é a otorrinolaringologia, onde o profissional habilitado, a partir do diagnóstico, vai indicar o tratamento, seja através de medicamentos ou cirurgia.

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

Médico otorrinolaringologista o que faz?

Como eu já lhe disse, ele vai tratar de tudo que afeta sua garganta, nariz e ouvidos.

Você já ficou com seu nariz escorrendo, seus ouvidos totalmente tampados e com muita dor de garganta? Isso acontece porque existe relação estreita entre todas essas áreas. E o médico otorrinolaringologista é o especialista em tratar de todas elas.

É sempre bom prestar atenção a alguns sintomas que podem estar acontecendo, para evitar que  se torne alguma coisa mais séria.

O problema é que muitas pessoas negligenciam os sintomas e acabam se automedicando? E isso é muito perigoso!

O ouvido é um dos nossos órgãos mais importantes, pois além de estar relacionado a todos os sons que nos permite entender as coisas, é responsável pela manutenção do nosso equilíbrio.

Se acontece algum problema nos ouvidos, pode acabar afetando na sua qualidade de vida e o pior, se os problemas não são tratados, podem acarretar perda de audição ou doenças mais graves.

Já o nariz é ao mesmo tempo um órgão sensorial e respiratório, cujo principal papel é o de defesa, como também responsável pelo nosso olfato.

Por fim, a garganta é a parte do pescoço anterior à coluna vertebral, sendo formada pela laringe e faringe. Através da garganta que tudo o que comemos e bebemos chega no esôfago, para depois chegar no estômago.

Às vezes, determinados sintomas são insignificantes, mas existem casos mais graves que somente o médico otorrinolaringologista é capaz de fazer o diagnóstico, assim como indicar para o paciente qual o melhor tratamento.

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

Quando consultar um especialista nessa área?

Se você estiver tendo alguns desses sintomas e sinais, o melhor a fazer é procurar por um médico otorrinolaringologista para avaliar seu quadro, para verificar se existe alguma doença associada e fazer o diagnóstico correto.

Conheça alguns desses sintomas:

  • Secreção nasal
  • Dor de ouvido
  • Obstrução nasal
  • Dor de garganta
  • Dor na face
  • Tontura
  • Dificuldade de ouvir
  • Zumbido
  • Rouquidão
  • Sangramento no ouvido
  • Roncos
  • Secreção no ouvido
  • Sangramento nasal

Quando apresentar um ou mais desses sintomas, consulte logo um otorrino. Assim, suas chances de cura e sucesso no tratamento serão bem maiores.

E é por isso que é muito importante prestar bastante atenção a todos esses sinais e sintomas. Por que?

Para se certificar da inexistência de doença associada, porque a maioria dos sintomas representam sinais e não uma doença em si.

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

Conheça agora as principais doenças que o médico otorrinolaringologista trata:

Doenças do ouvido

Otite

A otite se trata de um quadro infeccioso, podendo atingir o conduto auditivo externo, o ouvido médio e o interno.

Muitas pessoas desconhecem, mas o uso errado do cotonete pode causar a otite, como também pode ser ocasionada por gripe ou rinofaringite.

Perda de audição

A perda auditiva é definida pela redução da capacidade de entender os sons, de compreender as palavras, principalmente quando há muito barulho em volta ou quando as pessoas falam muito baixo.

Com o envelhecimento, é normal a perda de audição, mas também é possível estar relacionada ao diabetes ou a um mal funcionamento do ouvido interno.

Labirintite

Como o próprio nome diz, a labirintite afeta o labirinto, podendo provocar tonturas e vertigem. A pessoa tem a sensação de ‘não sentir o chão’, interferindo no seu equilíbrio.

A labirintite acontece quando há inflamação do ouvido interno ou dos nervos que ligam o ouvido interno ao cérebro.

Síndrome de Menière

Essa síndrome é caracterizada quando há um distúrbio no ouvido interno, cujos principais sintomas são: vertigem, vômitos, perda de audição e desequilíbrio.

Zumbidos

Algumas pessoas têm a sensação como se houvesse um apito, uma cigarra ou até mesmo um som de cachoeira caindo dentro dos seus ouvidos.

Saiba que esses barulhos somente a pessoa ouve, podendo ter origem no estresse, problemas do tímpano ou alguma doença relacionada.

O médico otorrinolaringologista vai tentar descobrir primeiro qual é a causa dos zumbidos para depois indicar o melhor tratamento.

Distúrbios de equilíbrio – Vertigens

Na verdade, a vertigem não se trata de doença, mas de um sinal.

Quando a pessoa apresenta vertigem, tem dificuldade de ficar em pé, de se equilibrar, tendo a sensação que tudo está rodando à sua volta.

É mais comum em idosos, mas é possível acontecer em qualquer idade. Em casos mais graves, é acompanhada de náuseas e vômitos, perda de audição e problema de visão.

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

Doenças do nariz

Sinusite

A sinusite é a inflamação dos ossos da face por causa de infecção das fossas nasais.

Algumas de suas causas são: alergias, gripe, infecções dentárias, como também poluição e tabagismo, podendo vir acompanhada ou não de febre.

Rinite

Se o seu nariz fica escorrendo, você espirra muito e o nariz coça, é bem possível que esteja com um quadro de rinite.

A rinite significa que há inflamação nas mucosas nasais, sendo causada por infecções virais, como gripes ou por alguma alergia.

Desvios do septo

Algumas pessoas não apresentam qualquer tipo de sintoma, mas quando houver a dificuldade em respirar, o mais indicado é procurar logo um médico otorrinolaringologista.

Os principais sintomas do desvio de septo são a respiração pela boca, dificuldade para dormir, roncos, apneia do sono, dores de cabeça e claro, obstrução nasal.

Problemas de Adenoide

Todas as pessoas possuem duas adenoides, localizadas entre a garganta e o nariz. Servem para proteger o corpo contra a invasão de microrganismos.

Só que em alguns casos aumentam de tamanho, dificultando a respiração. Cabe ao médico otorrinolaringologista fazer o diagnóstico e dependendo da gravidade, é indicado sua remoção através de cirurgia.

Sangramento nasal

Na maior parte das vezes, o sangramento nasal ocorre quando há um rompimento de um vaso sanguíneo, mas geralmente em pessoas mais idosas, sua causa está associada a um problema na artéria na parte de trás do nariz.

Nesse último caso, o melhor a fazer é procurar por um otorrino.

Lembrando também que pode estar associado à sinusite, alergias, desvio de septo, resfriado, rinite, uso de anticoagulantes, como também o ar seco ou cutucar o nariz.

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

Doenças da garganta

Faringite

A faringite acontece quando a faringe está inflamada, que é a parte que liga sua boca à laringe e ao esôfago, podendo ter origem infecciosa ou não.

Amigdalite

É uma das doenças mais comuns que atinge a garganta, originada por um vírus ou bactéria.

Se você tiver com dor de garganta, muita dificuldade em engolir, febre e algumas vezes tossir, é bem capaz de estar com amigdalite.

Laringite

Sua laringe pode ser infectada por um vírus ou bactéria, mas também é possível ter origem em algumas doenças respiratórias, como a bronquite e pneumonia.

Os principais sintomas são dor de garganta, voz rouca, tosse seca e febre.

Câncer de garganta

Na verdade, estudos ainda estão sendo feitos para provar a causa do câncer de garganta, mas já se sabe que um dos fatores desencadeantes é o tabagismo, além do excesso de álcool, o vírus do HPV e a exposição a substâncias tóxicas.

Seus sintomas variam de pessoa para pessoa, mas na maior parte dos casos, o paciente apresenta uma rouquidão, aparecimento de manchas vermelhas ou brancas na boca ou alguma ferida que demora para melhorar.

Nódulos e pólipos na garganta ou nas cordas vocais

O médico otorrinolaringologista é o profissional especialista capaz de detectar nódulos e pólipos na sua garganta ou cordas vocais.

Mas para saber se a sua rouquidão ou dificuldade para engolir está relacionada à presença de nódulos, é fundamental que procure um otorrino.

Essas são as doenças mais comuns tratadas por um otorrino e se você apresentar alguns desses sintomas por um período mais longo, marque logo sua consulta.

Como eu já lhe disse, alguns sintomas podem até não ser nada, mas outros podem ser a manifestação de alguma doença mais séria.

O otorrino vai fazer um exame clínico de acordo com os sintomas de cada paciente. Depois do diagnóstico é que ele vai prescrever o tratamento mais adequado para o seu caso.

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

O Reino da Saúde tem médico otorrinolaringologista?

Se você está procurando por um médico otorrinolaringologista, saiba que no Reino da Saúde além do otorrino, conta com toda uma equipe multidisciplinar: mastologistas, dermatologistas, fisioterapeutas, nutricionistas, ginecologistas e angiologistas e vascular.

Então, é possível encontrar em um só local tudo o que precisa, além de ter o conforto de realizar todos os seus exames de uma forma bem fácil e rápida.

A nossa proposta é atender cada cliente de forma individualizada, onde nossa maior preocupação é cuidar da saúde da mulher.

Já imaginou poder marcar sua consulta com o otorrino e aproveitar que está ali, também consultar com um ginecologista ou nutricionista?

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

O Reino da Saúde atende convênios médicos?

O Reino da Saúde aceita todos os convênios através do reembolso médico. Mas é necessário que você siga um passo a passo, mas vou lhe explicar como funciona:

A primeira coisa que precisa ser feita é verificar se o serviço solicitado e nesse caso, a consulta com o otorrino, está coberta pelo plano. Você pode ou ligar na operadora ou verificar no manual do convênio.

Depois de confirmar se tem direito ao reembolso, não se preocupe mais porque a nossa equipe vai lhe dar todo o suporte com a parte burocrática.

Dependendo do procedimento e especialidade, o paciente terá direito a reembolso parcial ou total. E, geralmente, em até 30 dias, você será reembolsada.

Mas se você tiver qualquer dificuldade para resolver, fale com um de nossos atendentes que eles lhe passam todas as orientações.

Não se esqueça de quando entrar em contato com o seu convênio, informar o procedimento e a especialidade.

Qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo telefone (11)4200-2127. Estamos aqui para lhe ajudar!

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

Em que bairro de São Paulo está o Reino da Saúde?

Estamos localizados no Itaim Bibi, Zona Sul, na rua Urussuí 92, conj.104, entre a Rua Joaquim Floriano e Rua Tabapuã.

O local é muito acessível e seguro. E sabe qual é o melhor de tudo? Sua consulta é com hora marcada e logo será atendida!

Rua Urussuí 92, conjunto 104 no Itaim Bibi em São Paulo – SP – Tel: (11)4200-2127

Horários de abertura:

segunda-feira 12:30–20:00
terça-feira 12:30–20:00
quarta-feira 12:30–20:00
quinta-feira 12:30–20:00
sexta-feira 12:30–20:00
sábado Fechado
domingo Fechado

Agendar Sua Consulta é Fácil e Rápido. VEJA AQUI!

Siga as dicas de nossos artigos

Se você ainda está com alguma dúvida ou mesmo quer saber mais sobre o assunto, vale a pena dar uma olhada nos artigos que preparamos:

 

O problema é que hoje, com a velocidade das informações que chegam até nós, pode acontecer de alguma não ser verdadeira, levando prejuízo à nossa saúde.

Por isso que preparamos materiais feitos cuidadosamente por um médico especialista da área. Assim, você pode consultar sempre que tiver alguma dúvida.

O nosso objetivo é que o máximo de pessoas tenham acesso a informações corretas e ao lerem nosso material, vão sentir mais facilidade para compreender o que pode estar acontecendo.

Se por um acaso lhe ajudou, por que não compartilhar com suas amigas e familiares?

Comenta AQUI