É POSSÍVEL PRATICAR EXERCÍCIOS FÍSICOS NA GRAVIDEZ?

O tema de hoje é uma dúvida bastante comum para a maioria das mulheres. É possível praticar exercícios físicos na gravidez? Se liga que você vai descobrir toda a verdade que cerca esta situação.

Estar grávida significa ter cuidados dobrados. Por isso é tão comum termos dúvidas relacionadas a isto. Então acabamos não sabendo se continuar a prática de exercícios físicos na gravidez ainda continue sendo saudável ou não.

Esta é uma preocupação muito importante, já que envolve a sua saúde e também a do seu bebê. Então vamos entender tudo que se passa durante esta etapa linda da sua vida e se você pode continuar praticando seus exercícios físicos na gravidez.

Então me acompanhe nesta jornada informativa e descubra a verdade sobre o assunto. Continue lendo e acompanhe todo o conteúdo feito especialmente para você.

A importância de uma rotina de exercícios físicos na gravidez

A prática de exercícios físicos na gravidez também tem um grande impacto positivo na sua saúde. Desde que respeite os níveis adequados e ainda com os melhores exercícios físicos.

A sua saúde depende bastante de movimentação física e mesmo estando grávida essa dependência é ainda maior. O seu corpo está em mudança constante durante a gravidez além das alterações hormonais.

Os exercícios físicos podem contribuir de forma muito positiva em todas estas mudanças. As mudanças posturais também geram um grande impacto no seu corpo, podendo ainda levar até a quadros de dores nas costas.

Os exercícios físicos podem ser um grande diferencial para evitar este tipo de dores e ainda manter o seu corpo fortalecido. Outra questão interessante é que as atividades físicas são excelentes para você aprimorar a sua noção espacial.

Isso porque seu volume corporal mudará significativamente. Praticando exercícios físicos na gravidez torna mais fácil assimilar todas estas alterações no seu corpo.

A rotina também é um fator que contribui bastante para a sua saúde. Praticar atividades físicas diárias trás muitos benefícios para a sua saúde, estando grávida os benefícios são ainda maiores.

É possível manter a sua prática ao longo da semana inteira como fazia antes da gravidez ou mesmo 3 vezes na semana como preferir. No entanto é preciso se manter atenta aos tipos de exercícios praticados que devem ser leves e moderados.

Para garantir um começo de gestão tranquilo que é a umas das fases mais importantes e preciso ter certo tempo de carência. É por isso que os exercícios físicos na gravidez devem ser iniciados a partir do terceiro mês da gestação.

Optando por exercícios de baixo impacto

Praticar exercícios físicos na gravidez é muito bom para a sua saúde e consequentemente para o seu futuro bebê. No entanto não são todos os tipos de atividades que trazem estes benefícios.

Os treinos considerados de alto impacto e também alta intensidade não são benéficos. Além disso, existem artigos médicos que dizem que tais tipos de atividades podem até serem prejudiciais tanto para a mãe como também para o feto em desenvolvimento.

Com a exclusão destes exercícios que são considerados de alto impacto nos restam incontáveis opções de atividades de baixo impacto. As atividades de baixo impacto por sua vez tem a oferecer todos os benéficos da atividade física sem trazer efeitos colaterais para nenhum, tanto mãe como bebê.

Optando por exercícios de baixo impacto você garante saúde para você e seu bebê. Existe uma infinidade de treinos que são considerados de baixo impacto.

Sendo assim você poderá manter quase o mesmo treino que fazia antes da gravidez. Podendo desempenhar suas atividades diárias e assim se manter saudável cada vez mais.

Evite treinos de alta intensidade e musculação

Como venho dizendo os treinos de alto impacto não são adequados para mulheres grávidas. Sendo assim os treinos de alta intensidade e a musculação devem ser evitados.

Estes tipos de treino exigem muito do corpo da mulher e isso pode ser desfavorável ao bebê e também para própria mãe. Durante a gestação existem muitas alterações no organismo.

É possível até mesmo desenvolver doenças e problemas como a pressão alta entre outros. Justamente por isso os treinos de alta intensidade não são aconselháveis de forma alguma.

Evitando estes treinos e os substituindo por variações de menor impacto você contribui para sua saúde e se fortalecimentos muscular ao passo que não infere de maneira negativa.

 

Hidroginástica a melhor opção durante a gravidez

Depois de saber tudo isso sobre os exercícios físicos na gravidez você deve estar se perguntando, qual a melhor opção? A hidroginástica é uma forma muito boa de fortalecer a musculatura, manter a saúde em dia e ainda oferece baixo impacto.

A hidroginástica é um exercício físico de baixo impacto, mas isso não significa que é um treino muito suave. Na água nosso corpo fica muito mais leve e é por isso que não há tantos impactos.

No entanto o peso da água gera uma resistência significativa aos seus movimentos. Ação também é uma excelente maneira de fortalecer a musculatura devido ao esforço necessário para se locomover.

Estes exercícios físicos na gravidez é uma excelente opção para você cuidar do seu corpo, evitar dores posturais e ainda contribuir para sua saúde e também a do seu bebê.

Além de ser muito agradável de ser praticada a hidroginástica pode ser realizada até mesmo nos dias mais quentes do ano ao contrário de outras opções de atividades.

Conclusão

A prática de exercícios físicas na gravidez é uma ótima forma de manter a sua saúde em dia. Evitando-se os exercícios de alto impacto todos os tipos de treino são benéficos para você.

Um aspecto importante é consultar o seu médico para que ele confira as suas necessidades e assim possa liberar você para a prática de atividades físicas. Além desta liberação o médico apontará quais os tipos de treinos são mais adequados para você.

Cada grávida tem as suas necessidades e é por isso que é tão importante consultar o seu médico antes de dar continuidade às atividades físicas.

Agora que você sabe como é importante ter uma prática regular de exercícios físicos na gravidez pode retomar seus treinos. Compartilhe com suas amigas para que elas possam ter também uma gestação saudável. Continue acompanhando nosso blog para ter acesso a mais informações como estas.

Comenta AQUI