COMO ALIVIAR A DOR NAS COSTAS COM ESSES 5 EXERCÍCIOS MUITO EFICAZES E SEM COMPROMETER A SUA SAÚDE

como aliviar a dor nas costas
Como aliviar a dor nas costas

Quem nunca teve dores nas costas? Existe uma quantidade enorme de pessoas que sofrem com isso, mas existem formas de como aliviar a dor nas costas.

Segundo a OMS – Organização Mundial de Saúde- todas as pessoas, em algum momento de suas vidas, sofrerão de algum tipo de dor nas costas.

O mais preocupante é que as pessoas acabam se acostumando com essas dores, vivem e convivem com elas. E se não forem tratadas de forma adequada, podem, inclusive, ocasionar lesões mais graves, afetando sua saúde.

Tenha sempre em mente: procurar um bom diagnóstico, fazer o melhor tratamento e não ser sedentário.

O que pode estar causando tudo isso?

Quais as principais causas de dores nas costas?

Antes de mais nada, saiba que existem vários locais da coluna onde as dores podem surgir: na cervical, no tórax, na lombar, enfim, na coluna como um todo.

Cerca de 75% da população mundial sofre com dor nas costas, sendo a causa mais frequente de afastamento do trabalho.

Além de proporcionar uma baixa qualidade de vida para a pessoa que sofre, acarreta um alto custo para o Estado e para a empresa.

Como as dores aparecem? Podem surgir por vários motivos. Mas, na maioria das vezes, são causadas por um desequilíbrio mecânico entre as musculaturas, por estarmos buscando o equilíbrio.

Entretanto, também pode haver uma alteração congênita, isto é, você nasceu com uma alteração estrutural. Por exemplo, uma escoliose, uma diferença de membros inferiores, uma pisada errada, etc.

Todas essas alterações, com o tempo, vão estressando o corpo, ocasionando uma inflamação.

O corpo vai tentando se acomodar, até o momento em que não consegue mais e aí as dores aparecem.

Isso gera inflamação, tensão, dor, incapacidade de se movimentar e até mesmo patologias mais sérias, como hérnia de disco, artrose e artrite.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Fisioterapeuta

Quais são os fatores que podem causar as dores?

  • Alterações estruturais
  • A falta de eixo de equilíbrio que o corpo sempre está em busca.
  • Excesso de peso

Quando você está muito acima do peso, o corpo sofre essa sobrecarga, esse impacto maior. E sua coluna não suporta essa tensão.

Por exemplo, você está procurando em como aliviar a dor nas costas na região lombar. Então, o ideal é se deitar e fazer com que seu abdômen se fortaleça.

Um abdômen protuso, quer dizer, aumentado, sofre uma alteração no eixo de gravidade do corpo. Assim, haverá um aumento das curvaturas da coluna e isso acarreta muito estresse para toda a coluna. E não somente para as costas, mas também para o joelho e tornozelo.

 

Falta ou excesso de exercício

Não podemos ficar sedentários. Precisamos fazer nosso corpo se movimentar.

E o outro extremo também é verdadeiro, ou seja, quando há um exagero nos exercícios. Às vezes, colocamos muito peso além do que podemos aguentar. Dessa forma, não respeitando o nosso limite e o limite do nosso corpo, acaba por lesionar a coluna.

Tenha sempre isso em mente: Não pode se acostumar com a dor. É necessário buscar alternativas em relação a como aliviar a dor nas costas.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Fisioterapeuta

Como aliviar a dor nas costas com exercícios

Antes de conhecer alguns exercícios usados para como aliviar a dor nas costas, saiba que é fundamental você procurar um profissional especializado para te ajudar.

E que profissional seria esse? Um ortopedista, um fisiatra ou um fisioterapeuta. São profissionais que encontrarão o melhor tratamento e, haverá uma melhora na sua saúde geral.

Um fisioterapeuta, por exemplo, vai trabalhar, basicamente, a reeducação postural. Para isso, traçará exercícios e alongamentos específicos para cada tipo de dor nas costas.

Talvez um tratamento que funcionou para uma pessoa, talvez não funcione para o seu caso. Precisa ser algo personalizado e individual. E, em alguns casos, é necessário a prescrição de alguns remédios.

Algumas vezes, podemos sentir uma dor na coluna, mas não é nada na coluna. Na verdade, é uma compensação.

Por exemplo, você pode ter um encurtamento da musculatura posterior da perna, mas a dor que sente é nas costas.

Por isso, é fundamental fazer um bom diagnóstico. É um grande diferencial para aliviar a sua dor pois vai atrás da causa e não da consequência, que é a dor.

Veja alguns exercícios em como aliviar a dor nas costas hoje, porque amanhã você vai procurar por um profissional para poder te auxiliar e, consequentemente, para melhorar sua qualidade de vida:

  1.    Deite-se no chão e abrace suas pernas, podendo ou não subir a cabeça. Se for difícil, comece com a cabeça no chão e, progressivamente, vai levantando-a.

O que não pode acontecer é seus ombros ficarem tensos. Porque vai melhorar a dor nas costas, mas vai piorar a dor nos ombros.

Procure ficar bem relaxada! O importante é o profissional que vai trabalhar com você estabelecer o que é mais benéfico.

Pode ser um movimento que dure em torno de 30 segundos. Isso promoverá uma melhor flexibilidade, movimentação e uma diminuição nas dores nas costas.

Se você fizer uma vez por dia, vai levar de 5 a 10 minutos. E esse é um excelente exercício em como aliviar a dor nas costas que há tanto tempo está te incomodando.

 

  1.    Deitada no chão, jogue a perna para um lado e para o outro, mantendo o tronco reto. Segure a perna de um lado, durante 20, 30 segundos e depois, troque de lado, segurando a perna.

Esse alongamento também é muito bom e alivia muito as dores lombares.

 

  1.    Sentada, tente alcançar com as mãos, as pontas dos pés. No começo, pode ser que não tenha uma flexibilidade suficiente, mas basta ir treinando até conseguir. E não force mais do que o seu limite permitir!

É normal o alongamento gerar uma dor, mas se surgir uma dor muito forte, procure um profissional de saúde para realizar o diagnóstico.

Você também pode ficar em pé e tentar alcançar os pés. Ou pode se deitar completamente e coloque os pés para cima, fazendo um ângulo de 90º. Procure deixar a cabeça, os braços e o tronco relaxados.

 

  1.    Sente-se em cima dos pés e jogue seu corpo para frente, como estivesse se espreguiçando. Esse exercício proporciona o relaxamento da musculatura, ganha amplitude de movimentos, além de aliviar a dor.

 

6.    Em pé, você vai esticar o tronco e inclinar para um lado e depois para o outro.

Esses exercícios são relativamente fáceis e podem ser feitos na sua casa. Escolha um local apropriado e se seu objetivo é encontrar uma forma de como aliviar a dor nas costas, vale a pena experimentar!

Agora, talvez você tenha feito todos esses exercícios, mas a dor não aliviou. Isso acontece porque não estamos tratando a causa.

Ou talvez os exercícios não foram executados da forma correta. Se ainda está em dúvida de como fazer, basta acessar  ao vídeo em nosso canal de youtube que encontrará todo o passo a passo de todos eles.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Fisioterapeuta

Por que os alongamentos aliviam a dor nas costas?

Já está comprovado que os alongamentos aliviam bastante a dor nas costas porque:

  •         Aumentam a flexibilidade
  •         Reduzem o estresse nas articulações
  •         Melhoram a postura
  •         Reduzem as tensões
  •         Promovem relaxamento muscular

Você pode fazer alongamentos todos os dias, mas é aconselhável que um profissional identifique sua causa.

Clique AQUI Para Ler Mais Artigos Da Nossa Fisioterapeuta

Além dos alongamentos, mude seus hábitos diários

Existem algumas posturas que podemos mudar no nosso dia a dia que influenciam diretamente na nossa qualidade de vida.

Hoje em dia, adotamos uma postura muito errada quando estamos usando o celular, tablet ou computador. Tente adequar a sua postura nesses momentos.

Uma ideia muito interessante é você se olhar no espelho e tentar se conhecer. Um bom diagnóstico começa daí. Veja como é a sua postura, a sua pisada. Tente ver o que está errado.

Por exemplo, no trabalho, procure não ficar muito tempo parada. Levante-se, procure se alongar. Reserve 5 a 10 minutos do seu dia que você vai perceber como o rendimento no seu trabalho vai melhorar.

Uma compressa de água quente, durante 15 minutos, também pode ser usada para aliviar as dores.

Se você está em busca em como aliviar a dor nas costas, uma boa escolha é a massagem. Diminui as tensões, trabalha a flexibilidade da musculatura e traz a analgesia, isto é, diminui a dor.

Essas dicas podem ser muito úteis! Veja a postura que está adotando no seu dia a dia e tente mudar alguns hábitos.

Então, várias posturas inadequadas que adotamos no nosso dia a dia podem provocar dores nas costas, mas a partir do momento que você começar a mudar simples hábitos diários, é bem provável que elas desapareçam.

 

Conclusão

O importante é você observar todas as alterações que podem estar ocorrendo. Lembre-se que é crucial um bom diagnóstico e um acompanhamento de um profissional especializado em como aliviar a dor nas costas. E a partir do momento em que as causas são detectadas, o tratamento é muito mais eficaz.

Comenta AQUI